Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programa > O Curso/Histórico
Início do conteúdo da página

O Curso/Histórico

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 16h05 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 14h55 | Acessos: 2624

Apresentação:

        O PPG-CNBiotec pretende atender a demanda de discentes egressos de cursos de graduação do Centro de Educação e Sáude, de outros Campi da Universidade Federal de Campina Grande e de outras Universidades da região e do país, engajando-os em torno de temáticas sobre as necessidades regional e nacional, a fim de promover uma economia sustentável baseada no conhecimento em Ciências Naturais, com ênfase na Biotecnologia.

Além disso, o acesso a pesquisas aumentará o nível de capacitação dos discentes de cursos de graduação do CES, fortalecendo a ponte entre iniciação científica e pós-graduação pela criação de uma cultura que, além do ensino, também desperte o interesse do aluno de graduação do CES para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, complementando sua formação acadêmica para um exercício profissional de qualidade.

 

Histórico do Curso

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Biotecnologia – PPGCNBiotec do Centro de Educação e Saúde - CES, Campus de Expansão da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG em Cuité PB, foi recomendado pela CAPES com nota 3 na 145ª Reunião CTC/ES de 23 de abril de 2013. Por incentivo dos diretores do CES, os professores Dr. Ramilton Marinho Costa e Dr. José Justino Filho, a elaboração da proposta deste Programa foi responsabilidade da Comissão composta pelos professores Dra. Magnólia de Araújo Campos (Presidente), Dr. Marciano Henrique de Lucena, Dr. Renato Alexandre Costa de Santana e Dr. Wellington Sabino Adriano. A criação do Programa foi aprovada na Câmara de Pós-Graduação da UFCG na 71ª Reunião Ordinária do dia 17 de maio de 2013. O início das atividades do PPG-CNBiotec no CES aconteceu em Reunião realizada no dia 29 de maio de 2013, com todos os docentes permanentes do Programa e Diretores. O primeiro Edital para Seleção para Admissão no Programa foi publicado em 17 de junho de 2013. Como Marco de abertura do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Biotecnologia e de boas vindas aos 13 discentes da turma pioneira do primeiro curso em nível de Mestrado do CES/UFCG e do Curimataú Paraibano, foi realizado o I Workshop de Ciências Naturais em Biotecnologia, que teve como tema Natureza e Tecnologia: Buscando o Equilíbrio, a Sustentabilidade e a Responsabilidade, evento que aconteceu durante o período de 05 a 08 de agosto de 2013.

 

Área de concentração

Ciências Naturais e Biotecnologia

A área de concentração “Ciências Naturais e Biotecnologia” foi estruturada com o objetivo de agrupar os docentes da proposta, de acordo com a formação profissional, em uma perspectiva multidisciplinar, visando convergir as pesquisas dos docentes em duas linhas: Biotecnologia Industrial e em Biotecnologia Ambiental. A área visa também provê alternativa relevante para a demanda de discentes egressos dos cursos de graduação do Centro de Educação e Sáude, de outros Campi da Universidade Federal de Campina Grande, outras universidades da região e do Brasil, engajando-os em temáticas sobre as necessidades regional e nacional. Propõe-se ainda a consolidação do caráter generalista e interdisciplinar da formação em biociências, em química, em física e áreas afins, para explorar as interfaces existentes entre as diferentes áreas do conhecimento básico e aplicado. Espera-se que a produção científica e a capacitação de recursos humanos em áreas estratégicas para o país possam ter impacto sobre o desenvolvimento sustentável da região nordeste.

 

Linhas de Pesquisa:

- Biotecnologia Industrial

         Prospecção (isolamento, purificação e determinação de atividade biológica, toxicidade e potencial biotecnológico) de moléculas bioativas - tais como genes, proteínas, metabólitos secundários, óleos, entre outros, em microrganismos, plantas e animais, visando o desenvolvimento de produtos biotecnológicos com aplicação na indústria farmacêutica e alimentícia humana ou animal, na agropecuária, na biorremediação e na geração de energias renováveis. Envolve ainda o desenvolvimento de materiais para aumentar a vida útil de equipamentos, dutos e sensores, para remediação do ambiente e para a produção de combustíveis ambientalmente limpos, visando aplicações biotecnológicas o setor agrícola, na petroquímica e na biorremediação.

- Biotecnologia Ambiental

         Identificação e caracterização de pesticidas por técnicas eletroquímicas em ambientes cujas ações antrópicas levaram a sua poluição ou degradação, visando fornecer bases para soluções profissionais ambientalmente saudáveis, corrigindo problemas de estratégias anteriores da produção agrícola. Envolve ainda estudos básicos em Ciências Naturais, tais como a identificação, caracterização, valoração, conservação, gestão e uso sustentável da biodiversidade (microorganismos, vegetal e animal) do nordeste, com ênfase para a região semiárida, visando à reeducação ambiental, o conhecimento, a preservação de espécies locais que poderiam estar fadadas ao desaparecimento sem serem conhecidas cientificamente, a biorremediação e o desenvolvimento regional.

 

Objetivos do Curso:

Objetivo Geral

- Formar recursos humanos com competência para aprofundar o conhecimento científico-tecnológico na área de Biotecnologia, tendo por base as biociências, a química, a física e áreas afins, com ênfase no desenvolvimento das potencialidades regionais.

Objetivos Específicos

- Fornecer aos estudantes uma formação visando adquirir habilidades para atuarem em pesquisa, ensino de nível superior, desenvolvimento de produtos, gestão e empreendedorismo, no âmbito acadêmico, empresarial e público, de maneira multidisciplinar.

- Prospectar (isolamento, purificação e determinação de atividade biológica, toxicidade e potencial biotecnológico) moléculas bioativas - tais como genes, proteínas, metabólitos secundários, óleos, entre outros, em microrganismos, plantas e animais, visando o desenvolvimento de produtos biotecnológicos com aplicação na indústria farmacêutica e alimentícia humana ou animal, na agropecuária, na biorremediação e na geração de energias renováveis.

- Buscar o desenvolvimento de materiais para aumentar a vida útil de equipamentos, dutos e sensores, para remediação do ambiente e para a produção de combustíveis ambientalmente limpos, visando aplicações biotecnológicas o setor agrícola, na petroquímica e na biorremediação.

- Identificar e caracterizar pesticidas por técnicas eletroquímicas em ambientes cujas ações antrópicas levaram a sua poluição ou degradação, visando fornecer bases para soluções profissionais ambientalmente saudáveis, corrigindo problemas de estratégias anteriores da produção agrícola.

- realizar estudos básicos em Ciências Naturais, tais como a identificação, caracterização, valoração, conservação, gestão e uso sustentável da biodiversidade (microorganismos, vegetal e animal) do nordeste, com ênfase para a região semiárida, visando à reeducação ambiental, o conhecimento, a preservação de espécies locais que poderiam estar fadadas ao desaparecimento sem serem conhecidas cientificamente, a biorremediação e o desenvolvimento regional.

 

Perfil do Egresso

         O egresso adquirirá habilidades para atuar em pesquisa, ensino de nível superior, desenvolvimento de produtos, gestão e empreendedorismo, no âmbito acadêmico, empresarial e público, de maneira multidisciplinar. Logo, o Mestrado em Ciências Naturais e Biotecnologia foi estruturado com proposições que visam oferecer opções de treinamento avançado: para a elaboração e difusão do saber, para estudos básicos em Ciências Naturais sobre a biodiversidade e ecossistemas da região Semiárida, para a prospecção e desenvolvimento de produtos biotecnológicos e para o desenvolvimento e caracterização de novos materiais para aplicações biotecnológicas, vinculados aos setores farmacêuticos, agrícola, ambiental, alimentício e petroquímico, por meio de tecnologias limpas e economicamente sustentáveis.

Fim do conteúdo da página